segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que é Blu-Ray?


Já está sendo constante o termo "Blu-ray" nas listas de acessórios e componentes de notebook´s e microcomputadores, no momento da compra, o usuário acaba ficando sem saber ao certo o que é isso, então aqui vai algumas informações sobre essa recente tecnologia.

Blu-ray é a recente tecnologia de armazenamento de informações em alta densidade e alta definição para videos, sucessor dos antigos CD´s e DVD´s (formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro), possuindo a capacicade de armazenar filmes até 1080p(capaciade de resolução e de tela, o numero 1080 representa, 1080 linhas de resolução vertival) Full HD de até 4 horas sem perdas.
Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser de leitura ("blue ray" ou “blu ray” em inglês significa "raio azul"),.
O novo formato é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, mas existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para 200 GB, com até oito camadas! Além do disco de apenas leitura, existem formatos que permitem a gravação permanente e a regravação doméstica do disco.
A principal motivação para a criação de um sucessor para o DVD foi o surgimento da TV de alta definição, que exige maior espaço de armazenamento em disco, coisa que o DVD não pode oferecer.

Fonte: Wikipédia, Baixaki (Artigos, Discas e Tutoriais), Clube do Hardware
Para saber mais:






Nenhum comentário: