segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sistemas de Alocação de Arquivos FAT e NTFS

Sistemas de Arquivos (File System)

Uma das formas de armazenamento de informações em microcomputadores (PC) ou em outros sistemas computacionais mais sofisticados, é a utilização de dispositivos com funções específicas para esse fim, conhecidos como discos rígidos ou HDs. Contudo por si só, esses dispositivos não tem a capacidade de organizar e gerenciar o espaço destinado ao armazenamento de dados.
Nesse ponto entram as funcionabilidades do Sistema de Arquivos, também conhecido como File System, que atua como um intermediário entre o disco rígido e as informações a serem armazenadas e tem a função de gerenciar processos que determinam como os dados podem ser gravados, copiados, alterados e até apagados.

Em resumo, toda e qualquer manipulação de dados em um dispositivo de mídia, necessita de um Sistema de Arquivos para que essas ações sejam possíveis, se não houver uma estrutura de alocação arquivos e manipulação é impossível gravar dados.
Ao trabalharmos com discos rígidos ou HDs é necessário prepará-los, fazendo uma formatação física. Este processo divide o disco em trilhas (são círculos que começam no centro do disco e vão até a sua borda,) e setores (subdivisões de cada trilha, trechos regulares). Um conjunto de trilhas recebe o nome de cilindro (trilhas acessadas por varias cabeças de leituras, em vários discos empilhados). A formatação física já vem de fábrica e pode ser alterada se o usuário quiser dividir o disco em partições. Depois deve-se fazer uma formatação lógica, que nada mais é do que "instalar" o Sistema de Arquivos no dispositivo de armazenamento.


Clusrter

Um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional. Cada cluster tem um endereço único, um arquivo grande é dividido em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo, por menor que seja.
O tamanho do clusters por faria em relação ao sistema de arquivos que ele utiliza, quanto menores forem os clusters, menor será a quantidade de espaço desperdiçada no HD, sobretudo ao gravar vários arquivos pequenos, já que mesmo com apenas 1 byte de tamanho, qualquer arquivo ocupará um cluster inteiro.
Muitos usuários já ouviram falar em partições FAT ou FAT32 e NTFS, sem saber ao certo o que isso significa. Essas são siglas de Sistemas de Arquivos que possuem características estruturais e organizacionais, totalmente diferenciadas, que são utilizadas varias versões do sistema operacional Windows.

SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT e FAT32

Significado

FAT é a sigla para File Allocation Table (ou tabela de alocação de arquivos).

Histórico:

O sistema de arquivos FAT32 é basicamente uma evolução do FAT convencional (também conhecido como FAT16). Sua primeira versão foi desenvolvida no ano de 1980, para atender às necessidades daquela época (MS-DOS). No início, ele trabalhava somente com 12 bits de endereçamento, valor que passou pra 16 e 1987. Finalmente não ano de 1996 passou a usar os 32 bits versão que é utilizada até hoje.

Caracteristicas

A Tabela de Alocação de Arquivos é um mapa de utilização do disco. Graças a ele, o sistema operacional é capaz de saber exatamente onde um determinado arquivo está armazenado.
Uma diferença visível entre as duas versões é que FAT32 suporta nomes de arquivos longos (até 256 caracteres), enquanto o FAT16 suporta apenas nomes de arquivos curtos (até 8 caracteres + extensão).
Um dos maiores problemas do FAT diz respeito à segurança, pois neste sistema os arquivos podem ser lidos ou escritos por qualquer usuário do sistema.
O sistema de arquivos FAT não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ou unidade de alocação). Se por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele terá 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o FAT precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra. É válido citar que tanto o FAT quanto o FAT32 trabalham de acordo com este princípio.

SISTEMA DE ARQUIVOS NTFS

Significado

NTFS é a sigla de New Tecnology File System (Nova Tecnologia de Sistema de Arquvio)

História

O Sistema foi desenvolvido no ano de 1993, com o objetivo de ser o Sistema de Arquivos do Windows NT, sua criação foi uma necessidade, pois os sistemas baseados em MS-DOS não eram estáveis o suficiente para a execução em servidores. O sistema passou a possuir novos recursos como a configuração de permissões em arquivos ou pastas, encriptação e compactação nativas e transparentes ao usuário, volumes extendidos e mais uma gama de funções que a maioria dos usuários nem chega a conhecer.Na década de 2000 os sistemas operacionais Windows passaram a usar o padrão NT, até hoje.

Caracteristicas

Confiabilidade: O NTFS foi criado para ser o mais confiável possível e necessitar do mínimo possível de manutenção ao sistema de arquivos.

Segurança: Através de permissões de arquivos e pastas, o NTFS permite controlar o acesso aos dados.

Expansibilidade: Um sistema de arquivos feito para servidores não pode se dar ao luxo de suportar apenas os discos rígidos mais comuns. Ao contrário do FAT, que somente suporta partições de 4Gb, o NTFS foi desenhado para suportar discos de até (pasmem!) 16 exabytes (264 bytes).

Eficiência: O FAT desperdiçava enormes quantidades de espaço em disco. Com o NTFS, esses desperdícios foram evitados ao máximo.

Nomes de arquivos: Ao contrário do FAT (16 bits), o NTFS suporta nomes de arquivos e pastas com até 255 caracteres.

Um comentário:

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie