segunda-feira, 28 de junho de 2010

Criando um Ponto de Restauração no Windows XP

Pra que serve.

A restauração do Windows serve para desfazer alterações feitas no computador, permitindo assim que você volte o sistema como ele era antes e sem que haja perda dos trabalhos recentes, como documentos salvos, emails ou lista de histórico e de favoritos etc.
Quando Utilizar.
Você deve usar antes dos procedimentos que possam causar algum tipo de risco na estrutura funcional do Windows, como por exemplo, na instalação de um novo aplicativo, nas atualizações de sistemas etc. Quando alguma coisa dá errado, o sistema poderá ficar instável ou mesmo inoperante, causando prejuízos como: perda de dados armazenados no micro, necessidade de formatação do HD, reinstalação e configuração do Windows e reinstalação de todos os outros aplicativos utilizados anteriormente, enfim, uma dor de cabeça considerável.

Como funciona.

Quando um do ponto de restauração é criado, o sistema salva as configurações funcionais do Windows até aquele momento em um local reservado do sistema e no caso de ocorrer algum problema durante o procedimento de risco, o sistema poderá ser restaurado, revertendo às configurações salvas até o ultimo ponto de restauração válido. É bom lembrar que o Windows cria pontos de restauração automaticamente, porém, recomendo que você crie o seu.

Tutorial para criar o ponto de restauração
Clique no Menu Iniciar
  1. Clique em Todos os programas
  2. Clique em Acessórios
  3. Clique em Ferramentas do sistema
  4. Clique em Restauração do sistema
  5. Marque a opção Criar um ponto de restauração e clique em Avançar
  6. Na tela seguinte, você precisa apenas determinar uma breve descrição para este ponto de restauração. Clique em Avançar para continuar.
  7. A última tela é apenas uma confirmação. Em vermelho, aparecem as informações sobre o ponto de restauração recém-criado. Basta clicar em Fechar e seu sistema estará pronto para ser restaurado quando você quiser.

Se você criou um ponto de restauração, teve problemas com algum aplicativo e deseja reverter à situação, basta seguir estes passos:

Tutorial para restauração
Clique no Menu Iniciar,
  1. Clique em Todos os programas
  2. Clique em Acessórios
  3. Clique em Ferramentas do sistema
  4. Clique em Restauração do sistema
  5. Marque a opção “Restaurar o computador mais cedo” e clique em Avançar
  6. Na tela exibida, você verá um calendário onde estão marcados todos os dias que têm restaurações de sistema disponíveis. Você pode escolher a data da criação do seu ponto de restauração, utilizando a restauração mais recente ou utilizar uma anterior, caso as mais recentes não derem certo. Clique em Avançar para continuar.
  7. A próxima tela exibe o ponto de restauração selecionado e lhe informa sobre alguns detalhes que você deve saber:
    a) Você não perderá documentos ou mensagens de email.
    b) Este processo é reversível.
    c) Durante a restauração, seu computador será desligado. Logo, você deverá fechar todos os programas em execução e salvar seus trabalhos.
    d) A restauração do sistema não substitui o processo de desinstalação de um programa. Para isso, você deve utilizar o recurso “Adicionar/Remover Programas” no Painel de Controle ou o próprio desinstalador do software.
  8. Ao reiniciar o computador, você será informado sobre a restauração. Caso nenhuma alteração tenha sido encontrada, nada será feito. Caso contrário, você será informado sobre o quê foi modificado e poderá usar seu computador normalmente.

Fonte de Pesquisa: Centro de ajuda e suporte do Windows, Site Baixaqui (www.baixaqui.com.br)/Observações.

Nenhum comentário: